Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fla-Manguaça

Torcida Organizada Fla-Manguaça

Em 1995, um grupo de amigos, apaixonados pelo Flamengo, passou a freqüentar os estádios conciliando o amor pelo Flamengo com a inebriedade etílica. Talvez ver o Flamengo fazer um gol seja mais inebriante do que qualquer bebida alcoólica, mas um dos propósitos desta simpática e bem-humorada torcida é ir torcer para o Flamengo. Essa torcida repudia todo tipo de violência.

A Fla Manguaça surgiu de um grupo de amigos, apaixonados pelo Flamengo, que desde o ano de 1995, ano de comemoração do 1º centenário do clube, passou a frequentar os estádios juntos, conciliando o amor pelo Flamengo com a inebriedade etílica. Talvez ver o Flamengo fazer um gol seja mais inebriante do que qualquer bebida alcoólica, mas por que não juntar essas duas paixões nacionais, a cerveja e o Flamengo?


Ninguém sabe ao certo quando a primeira pessoa uniu estas duas palavras mas de tanto chamarem um ao outro de manguaceiro, não demorou muito para a expressão Fla Manguaça ser entoada. Poucos jogos mais tarde, praticamente todo o grupo já tinha feito seu boné personalizado com o nome criado. De 1995 para 2001 foram 6 anos tentando alavancar uma torcida organizada com princípios únicos! A primeira faixa, pintada pelas próprias mãos na casa de um fundador. As primeiras camisas, que até hoje há quem diz ser a mais bonita já feita pela torcida... Mas foi em 2001 que a Fla Manguaça e seus ideais decolaram.

Depois do tri campeonato carioca, a torcida conseguiu um espaço na arquibancada para colocar uma faixa maior e com isso o começou de fato a organização da torcida. Foi criado um estatuto e como ninguém sabia a data certa, foi escolhido o famoso dia 27 de maio, o dia do tri, como a data de fundação da torcida. Apareceram novos amigos e colaboradores, que foram fundamentais para o crescimento. E hoje a torcida é reconhecida e admirada por sua linha de conduta que repudia todo e qualquer tipo de violência, tanto dentro, quanto fora dos estádios e prima pela irreverência e o bom-humor.

Quando o Flamengo está em campo, somente apoiam a equipe e são veementemente contra as vaias, sejam elas direcionadas para um jogador específico ou para a equipe. A torcida também jamais se retira do estádio antes do apito final do árbitro da partida. A Fla-Manguaça paga seus ingressos para assistir o Flamengo jogar e sempre custeia faixas, bandeiras e demais despesas, visando manter sua integridade e independência.

Ideais

1) Incentivo incondicional ao Flamengo. Seja qual for o esporte, qual for o atleta e qual for a diretoria. Em qualquer circunstância, sempre apoiaremos o C.R. Flamengo.

2) O Flamengo sempre estará em primeiro lugar, acima de qualquer interesse da torcida. A Fla Manguaça existe para ajudar ao Clube e não o contrário.

3) A Manguaça torce com irreverência, mas não desmerece os torcedores de outras torcidas e de ouros times. O direito de um acaba quando começa o do outro e o objetivo é nunca ultrapassar esse limite. A torcida acredita na coexistência e principalmente na Paz entre todas as torcidas.

4) A Fla Manguaça não tem fins lucrativos, nenhum colaborador ganha qualquer quantia em espécie para ajudar a torcida. Todos são livres para colaborarem da maneira que quiserem e poderem. Não há cobranças em termos de "trabalho" mas sim em termos de companheirismo com o próximo.

Normas de conduta

O Rubro Negro que compra os produtos, faz doações ou contribui de qualquer outra forma com a Fla Manguaça, se propõe a seguir nossas normas de conduta. Seguindo essas normas você pode ter certeza de que é, acima de tudo, um rubro negro de verdade, demonstrando respeito ao próximo e ao C.R. do Flamengo.

1) Exaltar o Flamengo e sua história, não importando em que situação atual ele se encontre.

2) Acompanhar e incentivar o Flamengo em todos os esportes.

3) Nunca vaiar os atletas que estão representando o Flamengo no momento em que estão atuando pelo clube.

4) Procurar ajudar ao clube de qualquer forma possível, seja sendo sócio seja praticando todos ou qualquer itens a cima.

5) Incentivar e praticar a paz entre os outros torcedores, sejam eles rubro negros ou de outros times, dentro e fora dos estádios.

Botequins

A Fla Manguaça está sub-dividida em regiões chamadas de Botequins. Essa divisão serve apenas para auxiliar na organização de nossos colaboradores e na divulgação da torcida.

Botequim ZONA SUL - Monitor: Da Pinga

Botequim FEMININO - Monitor: Dri e Xuca

Botequim BARRA - Monitor: Bolota

Botequim ILHA DO GOVERNADOR - Monitor: Jhonny

Botequim SÃO CONRADO - Monitor: Binho

Botequim ZONA NORTE - Monitor: Marcus Vinicius

Botequim SÃO PAULO - Monitor: Dyocil

Projetos Pró-Flamengo

Tentando ajudar ao máximo o time, no ano de 2006 a Manguaça firmou uma parceria com a campanha "Conte Comigo Mengão" que visa a construção do tão sonhado Centro de Treinamento. Para tanto, a Fla Manguaça se prontificou a depositar o valor de R$ 1,00 para cada camisa regata da torcida que é vendida. Porém, os depósitos são feitos antecipadamente sempre que uma nova remessa de camisas chega do fornecedor. É uma parceria que deu certo, tendo em vista que já foi depositado uma quantia de R$ 400,00 na conta da CCM.

2 comentários:

  1. Porque não fazer um wikipedia sobre a torcida Fla Manguaça desde os primeiros fundadores até hoje?!?!?

    ResponderExcluir
  2. Porque não fazer um wikipedia sobre a torcida Fla Manguaça desde os primeiros fundadores até hoje?!?!?

    ResponderExcluir